2009/07/23

not-my-money scenarios

Ficamos a saber que intangível e dificilmente quantificável são sinónimos de pura arbitrariedade. (...) Vítor Bento exige objectividade quando ela é impossível. Investir implica uma visão do futuro, e o futuro, por definição, não é objectivo. Podemos tentar antecipá-lo, é certo; mas a certeza que a objectividade exige será sempre uma ilusão.
(joão galamba, Simplex)

Eu nao sei como é que é em Economia, mas, em engenharia, quando não há certezas trabalha-se com base em "worst-case scenarios". Admito que "promover" desenvolvimento comporte trabalhar sobre cenários ligeiramente mais optimistas, até porque, se se "promove" desenvolvimento, ele vai surgir -- pois claro -- logo pode-se aligeirar o pessimismo e trabalhar num less-than-worst-case scenario.

Parece é que isto é trabalhar sobre "sunny scenarios", "whatever scenarios", "easter-bunny scenarios", "i-wish scenarios".

Enfim, mas admito que, sendo dinheiros públicos -- e, portanto, é de toda a gente menos de quem tem o poder de assinar os contratos -- as regras sejam diferentes. No fundo, é o modelo do "not-my-money scenario".

1 comentário:

João Pedro Neto disse...

Para o João Galamba, deviam entrar no era do "what-ever cenarios"...