2009/06/27

manifesto dos 78

Alguém que explique a um tecnocrata porque é que os manifestos são
incompatíveis, salvo agendas políticas.

Em particular,
(i) porque é que não há outras formas de atacar o desemprego que não
seja por via de elefantes brancos
(ii) o que é que se faz a 1 000 000 de pessoas (mais dependentes) na
próxima década enquanto as contas da mercearia não são pagas

Se não forem incompatíveis, acho que deveriam ir todos tomar um copo e
-- fica a sugestão -- produzir o manifesto dos 78.

3 comentários:

Carlos Pires disse...

Não intervir muito na economia e intervir muito na economia não são posições incompatíveis?

Vítor Jesus disse...

Não consigo ler os dois manifestos de uma forma tão "preto-e-branco".

(Claro que, se me perguntarem o que eu acho que vai nas mentes dos subscritores dos manifestos, eu sei que são (bastante) incompatíveis...)

Carlos Pires disse...

Quando 2 ideias são realmente incompatíveis (=contraditórias) não podem ser verdadeiras nem falsas ao mesmo tempo. Uma tem que ser verdadeira e outra falsa. Por exemplo: "há vida inteligente extra-terrestre" e "não há vida inteligente extra-terrestre".

O problema é que às vezes 2 ideias podem parecer contraditórias e não ser realmente (pelo que podem ser verdadeiras ao mesmo tempo).

Sei muito pouco de economia, mas parece que é uma área em que isso sucede bastante. Pelo que abordagens meramente ideológicas podem ser desastrosas.